
Segundo o estudo trimestral elaborado pelo Greenpeace, Sony Ericsson e Samsung obtiveram cada uma 7,7 pontos na avaliação da política de reciclagem e de utilização de substâncias tóxicas em telefones celulares, computadores, televisores e consoles de jogos de 18 grandes fabricantes mundiais.
O Greenpeace elabora esta lista desde agosto de 2006. Inicialmente, ela era limitada a celulares e computadores, tendo sido ampliada posteriormente para englobar outros produtos eletrônicos.
A avaliação leva em conta dois critérios: primeiro, são feitos testes com os diferentes produtos químicos escolhidos para a fabricação dos produtos e sua periculosidade para o meio ambiente; depois, é avaliada a responsabilidade em escala mundial quanto ao controle dos resíduos.
Este último ponto se refere principalmente à existência de um serviço de recuperação dos equipamentos quando os consumidores deixam de utilizá-los, uma ação que não é comum na Europa, onde se generaliza a obrigação de que os vendedores devem recuperar os aparelhos antigos, mas que ocorre em outras partes do mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário