terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Pesquisa realizada pelo Greenpeace revela empresas poluentes.

Sony Ericsson e Samsung são os fabricantes de produtos eletrônicos que mais respeitam o meio ambiente, segundo uma lista publicada hoje pelo Greenpeace. A Nintendo está na lanterna, com zero pontos de dez possíveis, e a razão de o grupo japonês ter recebido a pior qualificação possível se deve principalmente aos materiais utilizados em seus dois consoles, o Wii e o DS.
Segundo o estudo trimestral elaborado pelo Greenpeace, Sony Ericsson e Samsung obtiveram cada uma 7,7 pontos na avaliação da política de reciclagem e de utilização de substâncias tóxicas em telefones celulares, computadores, televisores e consoles de jogos de 18 grandes fabricantes mundiais.

O Greenpeace elabora esta lista desde agosto de 2006. Inicialmente, ela era limitada a celulares e computadores, tendo sido ampliada posteriormente para englobar outros produtos eletrônicos.

A avaliação leva em conta dois critérios: primeiro, são feitos testes com os diferentes produtos químicos escolhidos para a fabricação dos produtos e sua periculosidade para o meio ambiente; depois, é avaliada a responsabilidade em escala mundial quanto ao controle dos resíduos.

Este último ponto se refere principalmente à existência de um serviço de recuperação dos equipamentos quando os consumidores deixam de utilizá-los, uma ação que não é comum na Europa, onde se generaliza a obrigação de que os vendedores devem recuperar os aparelhos antigos, mas que ocorre em outras partes do mundo

Nenhum comentário: