quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Corujas cancelam queima de fogos da virada no litoral gaúcho

Cerca de 500 mil pessoas estavam na praia para ver os fogos em Capão da Canoa. Polícia ambiental impediu a realização do evento perto do ninho de corujas.

A festa à beira-mar com fogos de artifício no réveillon foi cancelada à 0h desta segunda-feira (1º) em Capão da Canoa (RS). A patrulha ambiental não autorizou que o material fosse detonado próximo a um ninho de corujas em uma duna ao lado do calçadão. Muitas pessoas vaiaram e saíram da praia depois que o cancelamento foi confirmado. Entretanto, a maioria seguiu na Avenida Beira-Mar aproveitando os shows no palco montado pela prefeitura.


Segundo informações do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, a prefeitura não apresentou a licença ambiental para que o evento fosse realizado em cima das dunas e próximo ao ninho de corujas.


"Desde a tarde fomos acionados por algumas pessoas da comunidade sobre um ninho de corujas. Verificamos que o evento estava muito próximo. Foram colocados fogos em cima das dunas de areia, área de preservação permanente, sem licenciamento ambiental", disse Luiz Eduardo Ribeiro Lopes, comandante do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar.


O prefeito de Capão da Canoa, Jairo Marques, afirmou que a prefeitura possuía a licença ambiental e que a decisão do Batalhão frustrou milhares de pessoas que foram à beira da praia para prestigiar a festa da virada do ano. "Eu fico triste pelo trabalho e por frustar 500 mil pessoas. Alguém será responsabilizado por isso."


O prefeito disse ainda que a queima de fogos ocorreu no mesmo lugar em 2007. "É um local que fica isolado e seguro. Ano passado não teve problema nenhum."

Nenhum comentário: